Ballet Profissionalizante

Primeiro Ano

Objetivos: os alunos devem aprender os movimentos de execução simples, no primeiro ano, os exercícios são feitos de frente para a barra. No centro da sala, os alunos também aprendem exercícios de “pos de bras” e colocação. Dependendo do desenvolvimento da turma, o professor também introduz exercícios de saltos simples.

Pré-requisitos para o próximo nível: O aluno deve ter no mínimo a noção e a força física para executar os movimentos simples (ex: plié, tendu, jeté).

 

Segundo Ano

Objetivos: neste nível, os alunos começam a trabalhar os primeiros exercícios de barra de lado, também são executados exercícios de frente para a barra com nível de dificuldade superior ao primeiro ano. No centro, os alunos devem aprender plié, tendu e adagio simples, também aprendem diagonais simples de acordo com a evolução da turma.

Pré-requisitos para o próximo nível: o aluno deve dominar os elementos básicos do nível.

Terceiro e Quarto Ano

Objetivos: aprimoramento da técnica, a barra já deve estar sendo executada totalmente de lado, visando a força e colocação. A diferença de um ano para o outro é o nível de dificuldade dos exercícios. No centro, os exercícios devem ser dados com grau de dificuldade quase similar, respeitando a evolução da turma. O aluno também deve aprender diagonais com giros simples e de ataque, assim como saltos medianos e saltos em todas as extensões.

Pré-requisitos para o próximo nível: o trabalho de grande giro que se inicia no terceiro ano, já deve ter pleno domínio ao final do quarto ano.

Quinto e Sexto Ano

Objetivos: aprimoramento e refinamento da técnica, os alunos devem estar com a musculatura preparada para os grandes saltos e giros. Neste nível o aluno é preparado para a intensidade de grandes apresentações em palco, para isso, os exercícios são repetidos no mínimo 4 vezes para cada lado.

Pré-requisitos para o próximo nível: ao final do sexto ano, o aluno deve ter técnica, força e condicionamento físico para dançar apresentações de ballet de repertório.

 

Sétimo e Oitavo Ano

Objetivos: neste nível, os alunos devem ser capazes de executar todos os saltos e giros, os níveis de dificuldade aumentam de acordo com a evolução da turma. A diferença de um no para outro são as variáveis de combinação, que ficam a critério do professor.

Pré-requisitos para o próximo ano: no sétimo ano, o aluno irá conhecer todos os movimentos, mas somente no oitavo ano deverão ser capazes de utilizar as variáveis.

Nono Ano (Formatura)

Objetivos: amadurecimento da técnica, o aluno refinará ainda mais sua técnica com toda musculatura devidamente pronta e terminologia aplicada ao corpo e a mente, neste nível, serão apresentadas e trabalhadas em sala de aula, as danças demi caráter.

Pré-requisitos para a formatura: o aluno deve ser capaz, não somente de executar, mas também de ensinar e aplicar a técnica clássica.